quinta-feira, outubro 05, 2006

#42 Carocos no seio

Eh minha gente, a gente nunca pensa q vai acontecer com a gente mais acontece. A unica razao q to aqui conversando sobre isso pq vivi na pele e como tenho muitos amigos q depois ficaram preocupados, alem de ser o mes da prevencao de cancer de mama, decidi falar a minha experiencia aqui. Primeiro de tudo, nao e cancer q tive mas isso nao quer dizer q nao tenha outros tipos de carocos.
Bom, fazia um tempo q sentia o peito direito dolorida qndo menstruava. Entao um dia, em Maio desse ano, no banheiro me preparando para tomar um banholevantei o braco e toquei. E la tava, o danado do caroco. Imagina o susto as 12 da noite sem ter q contar pra ninguem. Ok, como eu tenho uma amiga aqui q ja tinha me falado de carocos no peito, tentei nao entar em panico e todos q me conhecem sabem, q sempre sou a ultima em entrar em panico. Bom, no dia seguinte eu a chamei e ela perguntou: ta menstruada. Eu: sim. Ela: Espera a menstruacao terminar e depois de uma semana, faz o toque de novo. Ok, 15 depois o danado ainda tava la. Eu chamei ela: e agora? Ela: marca um medico. No mesmo dia, ela bate aqui em casa e fala q quer tocar. Eu deixo e ai ela fala: e o mesmo do meu, Micha. Fibrodenoma. Ok, eu entro na internet pra saber o q e. Fibrodenoma e um tumor benigno q e causado pelos hormoninos. Pode ser um cisto ou um caroco duro. Ele e movel enquanto o cancer nao se mexe. Uma semana depois tava eu no consultorio e a medica pergunta e eu respondo. Tiro a blusa, deito e ela toca. Ai vem a palavra:
e grande, mas e movel. Nao se preocupe, com certeza e benigno. Mas temos q verificar. Ela me manda fazer um ecografia da mama(sou muito novo para uma mamografia) e um ecotransvaginal(upi! :S). O danado do caroco tem 2.5 cm. E nao so isso. Ele tem dois irmaozinhos. Um de 18 mm e outro de 6mm. A especialista recomenda uma biopsia ou voltar em dois meses para ver se ele cresce. No mesmo dia, a minha medica chama e fala: quero te levar num especialista. No dia seguinte vou no especialista. Ai ele fala q e melhor tirar pq o maximo q ele ta e de 2 cm, mas sempre dizendo q era benigno. depois disso tem q tirar por causa do corte. Ok, marcamos o dia da cirurgia. Duas semanas depois, no dia da operacao ele avisa: olha pode ser q o corte seja maior de 2.5 cm. Pq se encontramos alguma coisa errada com os nodulos linfaticos, vamos ter q retirar todo o primeiro quadrante do seio. Em outras palavras, cancer. Operei e qndo sai, o medico vem e me fala: nao se preocupe, so retirei o caroco. Fui pra casa com uma garrafa para drenar o sangue do peito e voltei 5 dias depois, retirei o dreno e agora amanha vou retirar os pontos e receber o resultado da biopsia. Nao to preocupada, pq eu acho q o panico nao resolve nada. Se resolvesse, muitas pessoas seriam salvas. Mas eu digo a todas as minhas amigas, mulheres em geral, se toque. Vai na internet ou pergunta pra o seu medico q tipos de caroco possiveis ha. Nem todos os carocos sao cancer, mas e melhor prevenir q se arrepender. Depois dos 25 ate os 30 faca a ecografia da mama. Depois dos 40, a mamografia. Eu tinha feito o meu check up ginecologico em novembro do ano passado e a medica nao encontrou nada. Como eu tinha 24, ela nao pediu uma ecografia da mama. Agora eu sei q tenho q fazer a cada 3 meses por causa dos outros carocos, mas eu recomendo fazer depois dos 25 anos a cada seis meses. Especialmente as mulheres q sao irregulares. Se sente dor no seio, toque. O meu seio direito era um poquinho maior q o esquerdo e mais redondo no lado direito dele onde o caroco tava. Fique sempre de olho, pq o medo de ter cancer nao e brincadeira, eu tive a fortuna de nao ter mas tem muitas mulheres la fora q nao tem.
Peace

6 comentários:

Cams_ disse...

Bonita a mensagem para as outras mulheres Micha. E fique bem! Tomei um susto violento quando a Sarah me contou o que aconteceu. Não se preocupe pois vai dar tudo certo. Essas coisas meio punks acontecem e temos que passar por cima delas. E eu tenho certeza absoluta que vc vai fazer exatamente isso.
Beijos amiga!!!

Sassyzinha disse...

Amo seus posts, ninguém escreve melhor q vc, Micha!!
Se cuida, estou torcendo por vc aki!
Esperando tu chegar pra nóis fazer os frevo!! uahauauhau
Bjus!

Unknown disse...

micha to passando pelo msm problema q vc, ha dias comecei a sentir um certo desconforto no seio direito, achei q era a menstruação... a danada veio e as dores aumentaram e aapareceram uns carocinhos mt doloridos... estou esperando a menstruação acabar para ir ao medico... to c um pouco de medo, mas espero q assim c foi c vc o meu tb ñ seja cancer!!!

bjus

nani

Anônimo disse...

oii
tava procurando sobre isso na internet e achei vc eu to super preucupada mas tenho vergonha de falar pra meus pais, nao sinto muitas dores mas meu peito direito é muiiito maior que o esquerdo e nos dois lados tem caroços mas o pior é que nao paracem ser pequenos, e nao tem apenas um, sao varios, eu fui na ginicologista faz uns 5 meses tb tinha caroços mas ela era ruim.. nem chegou a perceber de nada e nao comentou nada, mas meus sintomas sao de quem tem algum problema na mama. Se vc puder me ajudar eu agradeço pois estou preupada.

Anônimo disse...

Oi Gente. Também tenho caroço no seio direito. Na verdade dois. Fui lá no Pérola Byington, tratamento VIP. No mesmo dia passei pelo médico e já sai de lá com o retorno marcado.
O médico disse que provavelmente seja inofensivo, mas só a pulsão vai dizer. A pulsão é: o médico vem com uma agulha e enfia no malandro para retirar liquido e fazer os exames, é super tranquilo.
Senti o caroço pela primeira vez em outro de 2008, mas só agora em Janeiro que eu me preocupei, sou super desencanada, não me preocupo muito com as coisas, mas me deu um plim e eu resolvi ver o que era de verdade.
Moni, vc é aqui de São Paulo? Recomendo que você vá ao Pérola, vc vai poder tirar essa dúvida, não fique com vergonha, vc não tem culpa de nada. O Hospital é maravilhoso. O telefone é 3248-8000Diga que tem um caroço no seio e quer saber o que precisa fazer, onde precisa ir para passar pelo médico.
A minha consulta é dia 23/03, se eu lembrar entro aqui novamente para contar para vocês qual foi o resultado.

Bjus e bom final de semana!!!!

Anônimo disse...

oi sou edina e ha duas semanas descobri um caroço na mama direita fui onten ao medico tenho uma filha de 9 anos tenho medo de ser cancer + tenho mt fe em deus que nada para ele e impossivel nao tenho durmido direito tenho 36 anos semana q vem vou faser uma ultra sonografia se deus q uiser nao sera nada serio volto a escrever qndo eu receber o resultado bjos