sexta-feira, setembro 08, 2006

#32 Medo de Criança

Lembro que quando era pequena minha mãe passava horas comigo antes de dormir porque tinha medo que o jacaré comesse meu pé. Sei que é ridículo, mas cabeça de criança é uma coisa complexa, sabe-se lá o que se passa lá dentro. Eu tinha medo dessas coisas bizarras que não tinham a menor condição de acontecer.

Na adolescência passei pela aquela fase de fixação por filmes de terror. Lembro daquelas festinha do pijama que minhas coleguinhas faziam onde assistíamos Sexta-feira 13, A Hora do Pesadelo, Pânico, etc. Minhas amigas ficavam com muito medo, mas eu ficava de boa, rindo delas na maioria das vezes.

Tava conversando sobre esse assunto com minha mãe outro dia: ela também adorava filmes de terror mas passou a sentir medo depois da sua primeira gravidez. Hoje, sempre que ela vê um filme desses, fica não sei quantos dias sem dormir direito, com medo até de levantar da cama pra ir ao banheiro pois tem algum ser bizarro debaixo da cama dela.

Ta, to escrevendo isso porque notei que nesse último ano, meu vício por esse tipo de filme desapareceu completamente, dando lugar a noites mal dormidas. Outro dia assisti, tudo no mesmo dia, O Exorcismo de Emily Rose, O Grito e Advogado do Diabo – todos filmes bem legais que eu me amarro em ver, pena que atrapalha tudo pra dormir depois.

Acho interessante como a mente humana trabalha. Ás vezes você tem medo de uma coisa, depois não tem mais, depois tem por outra coisa muito menos “grave” que a primeira. Será que nossos medos de infância nos perseguem para sempre? Ou será que vamos mudando nossas neuras conforme amadurecemos e crescemos?

Lembrei agora de um episódio de Arquivo X em que um bairro norte americano estava tendo casos de assassinatos muito estranhos, então os agentes lá foram investigar o que estava acontecendo. Descobriram que existia um tipo de entidade que, a cada lua cheia, matava pessoas que temiam por sua própria vida, transformando-se naquilo que ela mais temia (transformando-se no pior e maior medo da pessoa). Logo, se você não tem medo de nada, esse treco não poderia te matar. Mas será que isso é possível, não ter medo de nada? Você já conheceu alguém imune a essa sensação? Eu nunca.

Ontem eu assisti A Dama Na Água daquele diretor que gosto muito, o M. Night Shyamalan, que dirigiu Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais, A Vila, e agora esse. Eu gostei bastante desse filme (eu sou fã desse diretor – a única talvez) que nem é grande coisa, nem um pouquinho assustador, mas sei lá... parece que eu ando muito sensível á noite, com medo dos fantasmas da minha imaginação. Muito chato passar por isso depois de adulta, mas acho que todas temos nossas fases...


...nada que não pode voltar a acontecer com você também.

Um comentário:

Gothicangel disse...

Isso tambem acontece comigo, vc sabe q e somente um filme mas mesmo assim nao consegue dormir com medo. Tambem adoro M. Night Shyamalan e ja vi todos os filmes dele desde de Sexto Sentido menos a Dama na Agua.
Bjs